terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Construindo uma Bancada

Boa Noite pessoal,

Já faz algum tempo ("Outubro") que dei inicio a construção de uma bancada porém não havia postado nada aqui no blog e também estava parado há alguns dias como estou de férias estou retomando este projeto e consilhando com as compras de natal e mais algumas coisa para resolver.

Estou fazendo a partir de um projeto que havia baixado no extinto site Bricomania, conforme foto abaixo.
É uma bancada pequena ideal para começar e conta com duas morças e um cocho para ferramentas.


A madeira que estou utilizando é chamada de Perobinha,  bastante utilizada em madeiramento de telhados e carrocerias de caminhões aqui na minha região.



Ao lado uma peça aparelhada.












Iniciei o corte das peças com um serrote e fui marcando as peças através de etiqueta ou escrito a lápis no topo de cada uma, isso ajuda na hora da montagem.

Após cortadas partir para o aparelhamento as deixando na medida que preciso, para isso utilizei um desengrosso Makita 2012 NB, que se mostrou valente para a tarefa.
Por ser uma madeira dura o ideal é definir pouca profundidade corte a cada passada isso evita que se force demais a máquina.

O próximo passo foi dar inicio a construção das travessas, iniciei com uma tupia Black & Decker RP 250 BE e uma fresa reta de 6 mm, profundidade por passada de mais ou menos 8 mm, para não forçar a fresa porém isso não me impediu de quebrar a mesma, afinal também é minha primeira vez com tupia manual e achei uma experiência bem interessante.

  Infelizmente consegui fazer apenas uma travessa com a tupia, com uma fresa maior é possível conseguir um bom resultado.

No caso eu estava trabalhando com duas travessas ao mesmo tempo devido aos meus grampos serem pequenos, mas é possível maquinar as quatro travessas menores ao mesmo tempo se fixadas adequadamente.

Utilizei uma guia de madeira para apoiar a tupia e que me ajudava a movimenta-la para desbastar a área da espiga.

Com a fresa quebrada e já que é algo que não tenho a pronta entrega por aqui o jeito foi providenciar a compra de uma fresa reta de 10 mm, mais adequada ao trabalho, mas ate que ela chegasse, fomos de maneira alternativa.

Graças aos tutoriais e vídeos do GDM - Guia do Marceneiro  resolvi colocar meus serrotes japoneses para funcionar.

O primeiro passo foi perguntar sobre o principal uso de cada um ao nosso colega Gdmista Tomazelli ( Muito Obrigado pelos esclarecimentos.)

O trabalho proporcionado por eles é muito bom, mas é preciso pratica...rsrs.



Infelizmente o corte não ficou 100 %, o que mostra que preciso de mais pratica..rsrs

Não considerem as marcações internas, eu as fiz enquanto regulava o local onde seriam os cortes.













Ate que para os primeiros cortes feitos a mão, achei que as espigas ficaram boas.




Bom ate a próxima pessoal.











2 comentários:

  1. Ola amigo estou trabalhando num projeto idêntico ao seu , porem estou tendo muita dificuldade para comprar as peças ( de ferro parafuso etc ) para montar a morsa na bancada.
    Por favor se possível me de dicas telefones sites ou o que você tiver para me ajudar.
    Grato
    Carlos Alberto Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Carlos, peço desculpas por demorar a responder mas caso ainda precisa saber sobre os parafusos para morsa, eu os comprei na Roma Parafusos, segue abaixo o link
      http://www.romaparafusos.com.br/default.asp

      Excluir