sábado, 20 de abril de 2013

Porta Ovos - Parte I

Boa Noite galera, sempre começo vários projetos ao mesmo tempo e com isso demoro a termina-los, mas este final de semana vou tentar terminar um deles.

Há algum tempo atrás comecei ao mesmo tempo alguns porta-ovos e porta chaves utilizando cedrinho, na época a madeira esta ate meio úmida e ambos os gabaritos precisaram de  algumas correções.

Eu tinha cortado as peças e lixado com lixa de grana 80, no dia que fiz os cortes furei uma das peças porém na empolgação de fazer rápido só depois de furar uma das bases é que fui reparar que o meu molde que estava guardado mais ou menos desde 2003 ,não tinha as furações de forma assimétrica, estavam todas diferentes umas das outras.


O diâmetro dos furos no molde é de 35 mm, porém como não dispunha de uma serra copo nesta medida utilizei uma de 30mm que eu tinha de um joguinho xing ling, instalei a mesma na furadeira de bancada e selecionei a menor rotação, porém não gostei do resultado devido a falta de simetria nos furos e pelo fato de se os ovos forem grandes não teriam uma boa base de apoio.

Comprei duas serra copos da Starret uma de 35 mm e uma de 40mm, é sempre bom ter mais de uma opção e  hoje comecei a corrigir os furos usando a furadeira manual mesmo, confesso que não fiz esforço algum utilizando a furadeira manual.
  O ideal é planejar primeiro e eu acabei pulando esta parte com um grampo fixei duas bases e fui fazendo a correção e já ia ficando marcada a base de baixo, porém o molde é para 12 ovos e como fui corrigindo direto na peça as bases ficaram com capacidade apenas para 10 ovos.


Agora fiquei com duas bases para 10 ovos e duas bases para 12 ovos, devido ao fato de furar duas bases ao mesmo tempo.


 Aproveitei e massiei algumas rachaduras e furos da madeira com seladora e serragem da própria madeira, agora amanhã é só iniciar a montagem e fazer os pezinhos que vão embaixo da base e partir para o acabamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário