sábado, 28 de janeiro de 2012

Noticias da Bancada Parte IV

Boa Noite Pessoal, Faz tempo que fiquei de postar fotos do tampo, desculpem a demora mas é que as férias acabaram e voltei ao trabalho.

Então vamos lá, eu havia começado a confecção dos encaixes do tampo.






Aqui as três tabuas principais que irão compor o tampo.
No mesmo dia aproveitei para fazer os rebaixos nas laterais onde irão receber o encabeçamento e a morsa menor porém não tirei fotos e esta semana fiz o rebaixo das rampas que irão compor o cocho.
Hoje fiz o rasgo de uma lateral e os ajustes para o encaixe da mesma, aproveitei para cortar as rampas e agora falta fazer a espiga onde ira encaixar no caibro que ira fechar o cocho.

 
 Aqui uma vista parcial do tampo com a morça menor a direita e um os mordentes a esquerda.


A base esta pré montada e já apliquei duas demão de seladora o que acabou sendo muito bom neste período de chuva pois quando esta madeira se molha ela libera um pigmento natural e a madeira vai ficando escura nestes pontos, nada que uma boa lixada não resolva, mas com a seladora o trabalho vai ser menor.

 Com a aplicação da seladora a madeira já mostrou um tom muito bonito é possível notar a diferença entre as tabuas do tampo e os pés da bancada.


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Chegaram os Parafusos da Bancada

Boa Noite pessoal, chegaram hoje os parafusos para a Bancada, são dois parafusos de marceneiro nº 20 que adquiri na Roma Parafusos.

Eles são bem robustos, com rosca quadrada e a base de fixação é de ferro fundido.

  Hoje também foi dia de dar inicio aos preparativos do tampo da bancada e contei com a ajuda da minha plaina MKP 0800, achei super pratica e eficiente, nunca tinha utilizado plaina elétrica manual.

  Utilizei a mesma para desempenar de um lado e depois passar o outro no desengrosso é um Makita 2012 NB, como as pranchas estavam com uns 15,5 / 16 cm, contei com a ajuda dela para deixar num tamanho mais aceitável.
Depois de desengrossadas também aproveitei para fazer os encaixes, amanha posto fotos pois devido a chuva não pude fotografa-las.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Manifesto do Caçambeiro

Nós, catadores de madeira descartada, de seus assemelhados, derivados e produtos feitos de madeira, trazemos este Manifesto à sociedade para que passemos a ser vistos, tratados e reconhecidos da maneira que merecemos.

É preciso que a sociedade perceba que, seja por prazer, por necessidade ou por ambos, profissionalmente ou não, recolhemos matérias nobres que teriam triste destino se não fosse nossa interferência no selvagem processo de consumo e descarte que impera hoje nos mercados de todo o mundo. O que recolhemos para reaproveitamento seria, na melhor das hipóteses, queimado em fornos e lareiras; na maioria dos casos, aquilo que vamos transformar em mobiliário e outras utilidades, seria depositado em aterros sanitários para apodrecer sem sequer ter sua matéria orgânica aproveitada como fertilizante, tendo ali um destino tão triste e inútil quanto o nosso quando morremos.

A sociedade como um todo precisa entender que, ao recolher madeira pré-utilizada e seus derivados, não estamos, como o leigo pode imaginar, necessariamente nos aproveitando da economia de dinheiro ou trabalho. Ao contrário, ao reutilizar esses materiais, quase sempre nos vemos obrigados a muitas horas de esforço transformando essa matéria-prima em algo aproveitável, removendo pregos, parafusos e partes apodrecidas, retirando tintas, vernizes e outros acabamentos, desempenando, aplainando e recobrindo rachaduras e buracos decorrentes da utilização anterior. É preciso considerar também que boa parte desses procedimentos exige equipamentos caros, de manutenção igualmente dispendiosa.

Além disso, a partir de material nessas condições, de qualidades e medidas decididas pelo acaso, muitas vezes nos vemos obrigados a adaptar nossos projetos por não dispormos da matéria-prima que necessitamos.

Sendo assim, é preciso que se entenda que comprar madeira nova seria para nós, na maioria dos casos, muito mais prático e barato. Não fazemos isso porque não é da nossa natureza. Para nós, não há cabimento em se tratar madeira como se fosse lixo. Uma simples tábua jogada numa caçamba significa, para nós, uma oportunidade de resgatar a memória de um ser vivo que, há muitos anos, cresceu lentamente, e depois foi obrigado a ceder seu corpo em sacrifício à espécie humana e suas necessidades, muitas vezes fúteis. Recolher e reaproveitar madeira jogada fora é celebrar a gratidão de nossa espécie a essa árvore desconhecida. E é isso que nos move nessa tarefa inglória, cansativa e dispendiosa.

Para tudo isso, não pedimos ajuda de nenhum tipo. Pedimos apenas que nossa silenciosa cruzada não seja incomodada ou interrompida por aqueles que desconhecem nossa missão: ajudar na limpeza dos dejetos que nossa espécie deixa para trás, homenageando a quem foi obrigado a se sacrificar por nós.

Muito obrigado.

 

Por concordar, assino este Manifesto e comprometo-me a divulgá-lo.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Eletricidade sem fios recarrega veículos elétricos rodando

Eletricidade sem fios recarrega veículos elétricos rodando: Uma nova tecnologia de transporte verde criada por engenheiros coreanos estreará nos Estados Unidos com ônibus que não precisam parar para recarregar suas baterias.

Basta Clicar no link acima para continuar lendo a Matéria
Fonte: Inovação Tecnológica

Datacenter será dedicado à pesquisa e educação

Datacenter será dedicado à pesquisa e educação: Será o maior idatacenter/i da América Latina voltado exclusivamente para a pesquisa e a educação e um dos cinco maiores do Brasil.


Basta Clicar no link acima para continuar lendo a Matéria
Fonte: Inovação Tecnológica

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Envernizando os números entalhados

Hoje aproveitei para aplicar a primeira demão de verniz nas plaquinhas entalhadas é esta ficando legal, agora é aguardar a secagem passar uma lixa fina e aplicar as próximas demãos.


 Devido ao fato de elas estarem expostas a certas intempéries,  não estou aplicado seladora, vou aplicar apenas o verniz.



Assim que fizer a aplicação final de verniz posto aqui para mostrar o resultado, ate a próxima pessoal.

Noticias Construindo uma Bancada parte II

Boa Noite Pessoal,
Segue abaixo foto da pré montagem dos pés da bancada, as travessas inferiores já foram ajustadas e as barras de 3/8 " cortadas, aproveitei também para massear algumas imperfeições.


Noticias Construindo uma Bancada

Bom dia Pessoal, estou pensando em montar a bancada sem as morsas por enquanto, hoje montei o outro conjtunto de pés, falta apenas ajustar as travessas laterais e montar o tampo.
 

Todo o conjunto foi travado com barra roscada de 3/8 e com isso acredito que ficará bem firme.